Equipa

Isabel Guerra

Isabel Guerra

Isabel Maria Pimentel de Carvalho Guerra é investigadora nas questões urbanas e políticas sociais no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA-CET. É Professora Catedrática formada em Sociologia na área de estudos urbanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa, onde leccionou desde 1981 até 2009. Tem uma vasta experiência profissional de ensino, de investigação e de formação, tendo várias dezenas de livros e artigos publicados.

Sandra Marques Pereira

Sandra Marques Pereira nasceu em 1969. É Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL. A sua tese de doutoramento intitula-se “Casa e Mudança Social: uma leitura das transformações da sociedade portuguesa a partir da casa”. É autora do capítulo “Cenários Domésticos: modos de habitar” do IV Volume da História da Vida Privada em Portugal. Fez parte da equipa do Plano Estratégico de Habitação. Participa habitualmente nas conferências da European Network for Housing Research (ENHR). É investigadora no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA-CET, desde 2009.

Marta Coto

Marta Coto

Licenciada em Geografia e Ordenamento do Território (2007) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e mestre em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território, com especialização em Políticas Urbanas, pela mesma instituição.Desempenhou funções de consultora na Quaternaire Portugal, S.A, de 2007 a 2011.Actualmente colabora com o DINAMIA-CET, como bolseira de investigação, no projecto “Trajectórias Residenciais e Metropolização: Continuidades e Mudanças na AML.

Ana Cristina Ferreira

Ana Cristina Ferreira

Ana Cristina Ferreira, nascida em Lisboa em 1962, Licenciatura em Sociologia, pelo ISCTE, 1984 e Doutoramento em Sociologia, especialidade em Sociologia da Família e da Vida Quotidiana [Família e Habitat (ISCTE 2002)]. É Professora Auxiliar do ISCTE-IUL, Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA-CET. As suas principais publicações são: Ferreira, Ana Cristina, Cristina Lobo, Isabel Tiago de Oliveira e Madalena Ramos (2008), “Recasamento: tendências recentes”, Revista de Estudos Demográficos, pp.31-59; Ferreira, Ana Cristina (2005), “Família e Habitat: dinâmicas socio-demográficas, valores e formas de apropriação do alojamento”, Cidades. Comunidades e Territórios, nº 11, pp. 83-102.

Teresa Costa Pinto

Teresa Costa Pinto

Teresa Costa Pinto, Prof. Auxiliar do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL, investigadora do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA-CET. Doutor em Sociologia, na especialidade de Sociologia do Território e do Ambiente pelo ISCTE (2006). Investigação e publicações nas áreas da Sociologia Urbana, Sociologia do Habitat, Exclusão Social e Territorial e Qualidade de Vida Urbana. Nesta última, desenvolveu a Tese de Doutoramento com o título: “Percepção e Avaliação da Qualidade de Vida na AML: recursos, aspirações e necessidades na construção da noção de qualidade de vida”. As duas últimas publicações decorrem de um projecto nacional por si co-coordenado: Costa Pinto, Teresa et al. (2010) À Tona de Água I, Necessidades em Portugal, Tradição e Tendências Emergentes, Lisboa, Tinta-da-China e Costa Pinto, Teresa et al. (2010) À Tona de Água II, Retratos de um Portugal em Mudança, Lisboa, Tinta-da-China.

Maria Lucinda Fonseca (Consultora)

Maria Lucinda Fonseca (Consultora)

Maria Lucinda Fonseca é Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e coordenadora do núcleo de investigação MIGRARE – Migrações, espaço e sociedade, do Centro de Estudos Geográficos da mesma universidade Coordenou diversos projectos de investigação nos domínios das migrações internacionais e integração, exclusão social e dinâmicas de transformação do espaço urbano. Tem numerosos trabalhos publicados, em Portugal e no estrangeiro (http://www.ceg.ul.pt/migrare/).

Paulo Marques

Paulo Marques

Paulo Marques é licenciado em Sociologia pelo ISCTE (2008), Mestre em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2010). Foi bolseiro de investigação no projecto: “Trajectórias Residenciais e Metropolização: Continuidades e mudanças na Área Metropolitana de Lisboa”, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA-CET, de Outubro de Março de 2010 a Outubro de 2011. Para além da área da habitação, tem vindo a trabalhar sobre as políticas sociais e o processo de europeização, estando a realizar agora o doutoramento.